terça-feira, 23 de junho de 2015

Resenha: Para todos os garotos que já amei - Jenny Han

“Com um roteiro intrigante vai além das aparências”



Lançado pela editora Intrínseca e escrito pela americana Jenny Han, o livro conta a história de Lara Jean, uma menina com traços asiáticos que vê nas cartas de amor que escreve uma maneira de velar os sentimentos que lhe restam de seus relacionamentos. São cartas sinceras, diretas e que mostram toda a sua intimidade, coisas que não teria coragem de falar pessoalmente; No entanto essas cartas não são enviadas, essas confissões e mostras de seus sentimentos mais profundos ficam guardadas na caixa azul- petróleo que ganhara de sua falecida mãe. Até que certo dia as cartas são, misteriosamente, enviadas a seus destinatários e, repentinamente, a vida da garota vira de cabeça pra baixo.

Jenny Han - autora
Particularmente, ao ler o título e ver a capa do livro (Sim, julgo o livro pela capa), você pensa que é um desses romances melosos, repetitivos. É mister ressaltar que o começo do livro não muda essa ideia, é meio chato até. Mas aí as cartas são enviadas e “BOOM”: tudo muda de figura; o livro fica mais interessante e a autora começa a desconstruir tudo que eu pensava da história no começo.

Pertence ao gênero YA sem ser vulgar, mas também não é tão romântico, diria que tem a dosagem certa. Adorei essa pegada que chamaria de “erótico tímido”.

Lara Jean é uma menina comum que vê nas cartas uma maneira de desafogar os sentimentos por amores passados (Uma maneira bem inteligente de pensar e de extravasar). Entretanto a achei uma personagem dúbia, confusa; mas a escrita da autora me fez sentir parte de todo aquele contexto, é uma escrita fluída, bem construída.

Já Peter é o típico garoto popular americano. No começo o achei meio estúpido, mas ele foi ficando fofo e acabei não sabendo pra quem torcer.


Em suma, o livro é ótimo, uma ótima leitura. Já te ganha na sinopse e deve ter continuação: “P.S. : I Still Love You”. Louca para ler, a propósito, já que o final do primeiro livro é meio incompleto; o livro termina do jeito que começa (é tudo que eu posso falar.. SEM SPOILER)

Nenhum comentário:

Postar um comentário